MOÇAMBIQUE “FERVE”: ALGUMAS PROVÍNCIAS A CAMINHO DOS 46 GRAUS
Muitas províncias estão, desde a semana passada, a ser fustigadas por uma onda de calor, com os termómetros já a ultrapassar os 40 graus. O calor não dá tréguas e amanhã, terça-feira, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia apontam para possibilidade de algumas províncias, nomeadamente, Tete, Zambézia, Manica e Sofala, atingir recordes de 46 graus célsius.
É uma situação que contrasta com os países da região, nomeadamente E-Swathini, Zimbabwe, Malawi, Tanzânia, Zâmbia e outros, onde os termómetros oscilam entre máximas de 34 a 35 graus célsius.
IMPACTOS PARA SAÚDE
Associadas a altas temperaturas, especialistas indicam haver risco de desidratação e desenvolvimento de doenças cardiovasculares, risco de saúde para crianças e idosos, agravamento de doenças crónicas, entre outras.
MEDIDAS A TOMAR
Para contornar os riscos associados a temperaturas elevadas, as unidades sanitárias recomendam a ingestão de líquidos para evitar a desidratação, suspensão de actividades ou exercícios físicos ao ar livre, entre as 10h e 16horas, repouso em ambientes frescos, evitar roupas muito apertadas que possam inibir a transpiração.
VENTOS COM RAJADAS A CAMINHO
São temperaturas que, em última análise, indica o Instituto Nacional de Meteorologia, acabam contribuindo para ocorrência de vendavais.
Depois de dias consecutivos de altas temperaturas, para região sul do país, espera-se, a partir de amanhã algum abrandamento, com termómetros a descer para temperaturas máximas a variar de 24 a 31 graus célsius.
Esta descida de temperatura poderá começar a se fazer sentir a partir da tarde de hoje, 28 de Outubro. O Instituto Nacional de Meteorologia prevê para Maputo, Gaza e Inhambane, ventos fortes com rajadas, até 60 km por hora, acompanhados por trovoadas ocasionais e chuvas que poderão criar agitação no mar e gerar ondas com até 3,5 metros de altura.

Sem comentários:
Enviar um comentário