O Pais em Noticia

Breaking

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Complicação entre frelimistas: Ndambi Guebuza pediu para anularem o que o seu próprio presidente (Nyusi) falou



Quando foi detido, Ndambi Guebuza, por intermédio do seu advogado, Alexandre Chivale, disse que é alvo de perseguição política de “alguém que quer ganhar eleições a todo o custo”.

Filho do ex-presidente Armando Emílio Guebuza, Ndambi é parte duma "Gangue" inteira de detidos pelas autoridades moçambicanas em conexão com o escândalo que provocou o corte de apoio financeiro por parte dos principais parceiros e colocou o país numa aguda crise financeira e social.

Relacionado com o mesmo escândalo, as autoridades sul-africanas colocaram nas celas o antigo ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, procurado pelos Estados Unidos para responder à acusãçoes de crimes financeiros.


Segundo "carta" o despacho de pronuncia aqui esta teve acesso, a defesa do Filho do ex-presidente Guebuza exigiu, sob alegação de que as declarações de Filipe Nyusi em sede de instrução preparatória encontravam-se comprometidas porque o Conselho de Estado não autorizara o PR a depor como declarante, a nulidade das declarações do presidente Filipe Nyusi, a ilegalidade e nulidade processual do Relatório de Auditoria da Kroll e a aplicação da Lei da Amnistia porque Ndambi tentou adquirir amnistia no passado.

Recorde que no âmbito deste mesmo processo sobre as “dívidas ocultas”, estão também implicados três antigos banqueiros do Credit Suisse e um funcionário da empresa fornecedora de barcos e equipamentos de vigilância marítima sedeada no Dubai.

Os investigadores consideram que os equipamentos foram fornecidos nesse processo para simular o uso do dinheiro dos empréstimos em esquemas de suborno.

Vários analistas e observadores internacionais apontam a cúpula do governo anterior, liderada por Guebuza, como estando diretamente envolvida no caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adbox